sexta-feira, 7 de março de 2008

Provérbio Vivo

Numa vila distante do mundo vivia um ancião em seus últimos dias de vida. Diante de seus olhos familiares e amigos encontraram a morte, vítimas da covardia e da violência injusta. Restou na família somente o velho patriarca e seu neto, ainda muito criança. Desgostoso de si e de tudo, o homem tinha perdido a esperança de ver sua linhagem gerar frutos.

Como se regasse um arbusto já antigo, o garotinho cuidava do avô, enfermo e debilitado. Um dia, ao trazer ervas e água junto de um verde bosque banhado por um regato, a criança, muito curiosa, quis saber qual a última coisa que o avô gostaria de fazer em vida.

O velho, surpreso com a pergunta inesperada do neto, reuniu o último vigor restante no corpo e levantou-se do leito de morte. “Quero plantar uma figueira”, respondeu com firmeza.

Juntos, saíram os dois para o bosque. O neto o acompanhou em silêncio, sem mais nenhuma pergunta. No caminho, o ancião observava atentamente as árvores mais velhas, e ria-se ao perceber mudas florescerem na margem da trilha.

Ao chegarem no local escolhido pelo avô, o neto cavou um pequeno buraco na terra e fitou os olhos dele, aguardando a mão do homem depositar a semente. À revelia, uma pergunta ardia no coração da criança, ávida em descobrir o sentido de tudo aquilo. “Porque o senhor se daria ao trabalho de vir até aqui, com a morte já tão próxima, para plantar uma árvore que você não poderá cuidar, ver crescer, florescer e dar os mais belos figos?”, indagou.

O velho esboçou um leve sorriso para o garoto e lentamente estendeu a mão com a semente da figueira para o buraco, cobrindo-o suavemente com terra sem tirar os olhos do neto. “Meu pequeno, eu não plantei esta árvore com a esperança de vê-la tornar-se bela e vigorosa. Eu o fiz com a única intenção de que você, em breve, suba na parte mais alta de sua copa e colha os mais doces figos para seus filhos”.


As gerações da vida são como as árvores, se não a cultivam e zelam por elas, jamais terão herdeiros.

Plante uma aprendizagem, plante um verde. Mas acima de tudo, plante uma vida.

Nenhum comentário: